De onde surgiu a Black Friday? Descubra neste post!
Diversas pessoas amam a Black Friday, a data é marcada pelas de liquidações, é “dada a largada” para a temporada compras de Natal. Além disso, o feriado tem relação com a celebração a chegada dos imigrantes ingleses nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças!
Que a data de estratégias de vendas surgiu nos Estados Unidos, ou seja, todo mundo sabe, o que poucos sabem é que existem três teorias sobre o surgimento dela.
A primeira teoria:
É da década de 1950, fala que uma revista norte-americana relatou que um grande número de pessoas ficavam “doentes” no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, que acontece na última quinta-feira do mês de novembro.
A revista comparava esse “mal da sexta-feira após Dia de Ação de Graças” com o surto de peste bubônica do século XIV, em inglês, a comparação se tornou um jogo de palavras, e assim, a “Black Death” se tornava a Black Friday.
Segunda teoria:
Conta que no ano de 1869, dois investidores norte-americanos criaram um esquema ilegal para controlar o mercado de ouro nos Estados Unidos.
O plano acabou não dando certo, porque o presidente Ulysses S. Grant interveio e ordenou que o ouro estocado nos cofres públicos fosse vendido.
Como resultado, o preço do ouro caiu drasticamente em 24 de novembro de 1869, e esse dia ficou conhecido como “Black Friday“.
Terceira teoria:
Fala sobre a insatisfação de policiais da Filadélfia com a quantidade de pessoas nas ruas durante a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças e começaram a chamar o dia de “Black Friday“.
Nenhuma dessas teorias conseguiu, de fato, comprovar qual delas teve relação com o dia das liquidações. O que se sabe, é que a data passou a ser sinônimo de produtos com preços acessíveis, virando um sucesso e se espalhando pelo mundo, e que chegou ao Brasil em 2010, consolidando-se a partir de 2012.
E aí, você sabia disso?
Estamos preparando uma campanha de muitas ofertas para você.
Fique ligado em nosso site e Instagram!