A rede norte-americana Hard Rock está projetando um hotel no Carazal em Gramado, na RS-235. O empreendimento conta com 858 quartos e deve gerar mil empregos diretos privilegiando mão de obra local.
Gramado já conta com um empreendimento da marca consolidado na cidade, o Hard Rock Café. Ainda não há previsão para o início das obras do Hard Rock Hotel (HRH), pois a licença depende de uma série de documentos.
Medidas de Compensação
Como o empreendimento projeta se instalar em uma área de 87.400,95 m², existe uma série de medidas de compensações. Como por exemplo, a construção de 12 casas que serão destinadas para profissionais que atuam na segurança da cidade.
Essas casas serão administradas pelo Movimento Comunitário de Combate à Violência (Mocovi) e poderão ser usadas por servidores da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual.
Outra medida de compensação será a aquisição da Hard Rock, de uma área de 86 hectares na Linha São Roque. Essa área será destinada somente para preservação ambiental.
Essas medidas de compensações são importantes devido ao tamanho do empreendimento. Há também a preocupação ambiental. Dessa forma, o projeto já passou por diversas avaliações desde 2016 por órgãos reguladores do meio ambiente.
Mantendo as tradições arquitetônicas
Apesar da Hard Rock ser uma norte-americana, o empreendimento deve manter as tradições arquitetônicas de Gramado. Sendo assim, a aparência do empreendimento será inspirada na arquitetura italiana e alemã utilizando madeira e pedra.
A aprovação do projeto arquitetônico aconteceu em 21 de março de 2020 e há expectativas grandes de que a construção inicie neste ano, em 2021.
FONTE: Jornal NH